Instruções para a Realização do DPI

Os participantes devem escolher entre ser: P=Performer ou r=roteirista inicialmente, sem a presença da platéia. No decorrer da performance, P e r tornam-se platéia. Para a realização deste dispositivo-performativo, é necessário uma pré-produção (ver página seguinte – produção).

Funções dos participantes
Roteirista (r): escrever um roteiro ao mesmo tempo em que o performer performa. Performer (P): performar a partir do roteiro que se lê na tela de projeção, que funciona como um teleprompter (aparelho que o jornalista de um telejornal usa como guia para o texto, notícia a serem lidos).
Performer Convidado (P1): apresentar um solo previamente ensaiado.

Instruções para os participantes
1. Escolher entre ser Performer (P) ou roteirista (r).
2. O primeiro roteirista (r1) deverá entrar no Espaço Performativo e dirigir-se ao computador.
3. O r1 deverá aguardar o início da apresentação do Performer Convidado (P1) – com um solo previamente ensaiado – e, simultaneamente, deverá escrever um roteiro a partir do que está assistindo.
4. No final do solo, ambos, P1 e r1, deverão tornar-se platéia.
5. Enquanto isso, na sala de espera, os próximos participantes, P2 e r2, deverão dirigir-se ao Espaço Performativo.
6. Este r2 deverá seguir a mesma indicação do r1 anterior.
7. O P2 deverá performar, seguindo exatamente o roteiro projetado no teleprompter disponível diante dele.
8. Ao final do solo, ambos, P2 e r2, deverão tornar-se platéia.
9. E assim, sucessivamente, roteiristas e Performers deverão entrar no Espaço Performativo com essas instruções.

Instruções para a produção do DPI
_Um Performer deverá ser convidado pela organização do experimento para apresentar o primeiro solo que deverá ser previamente ensaiado com duração máxima de 15 minutos (Performer Convidado = P1).
_A produção deverá providenciar um local com Sala de Espera e um Espaço Performativo, dividido entre palco e platéia. _A organização do experimento deverá elaborar e fixar painéis com as “instruções para os participantes”, na sala de espera.
_No espaço performativo, uma tela deverá ser montada e ser posicionada de forma que somente a platéia e o roteirista tenham acesso ao que está sendo escrito.
_Deverá ser criada uma projeção teleprompter e uma outra tela posicionada de forma que só o performer terá acesso ao texto.
_Todo o experimento deverá ser filmado.

Materiais necessários
2 computadores
2 projetores
2 telas para projeção
1 câmera de vídeo
1 sala de espera
1 espaço performativo
Material para a produção de painéis.

Durante o experimento, a organização deverá se dividir nas funções descritas abaixo:

Equipe técnica
1 Assistente e anfitrião do espaço performativo
1 Operador de teleprompter
2 Anfitriões da sala de espera
1 Cameraman

Descrição da equipe técnica e funcionamento do DPI
_O assistente e anfitrião do espaço performativo deverá salvar o arquivo do roteiro produzido no computador 1 e transferi-lo para o computador 2. Ao mesmo tempo, deverá ser responsável por chamar os próximos participantes que estarão aguardando na sala de espera. Ele deverá recepcioná-los enquanto entram no espaço performativo.
_O operador de teleprompter: deverá controlar o teleprompter, ou seja, correr o texto da tela de projeção à medida que o performer irá executar o roteiro. Os anfitriões da sala de espera deverão receber os participantes em uma sala de espera; tirar suas dúvidas; ordená-los e conduzi-los até o espaço performativo após terem se dividido entre roteiristas e performers. Eles deverão sempre aguardar o aviso do assistente do espaço performativo para a condução dos participantes seguintes.
_O Cameraman deverá registrar toda a performance em vídeo.
Instruções técnicas de montagem dos projetores e transferências de arquivos no espaço performativo.
Computador 1/ projetor 1 – escrita do roteiro Conectar computador 1 ao projetor 1. O projetor 1 deverá transmitir o texto do roteirista que estará sendo escrito durante a performance do p(x) na tela de projeção de roteiro. Esta será a tela da platéia.
Computador 2 / projetor 2 – teleprompter Conectar computador 2 ao projetor 2. O projetor 2 deverá transmitir o roteiro produzido na performance anterior. Esta será a tela do performer.
Transferência de arquivos Quando a performance terminar e o roteiro acabar por finalizado, o assistente de transferência de arquivo deverá transferir o roteiro do computador 1 para o computador 2, dando continuidade a performance.

esse experimento faz parte do projeto Arqueologia do Futuro, desenvolvido pela plataforma DESABA - coordenado por Cristian Duarte e Thelma Bonavita - em colaboração com Ana Dupas, Bruno Freire, Clarice Lima, Daniel Fagundes, Júlia Rocha, Leandro Berton e Rosa Hércoles; realizado através do 8° Fomento à Dança.