Flying Low e Passing Through

Flying Low e Passing Through são técnicas complementares de dança contemporânea criada por David Zambrano (Venezuela/ Holanda). David é um coreógrafo e professor reconhecido nacionalmente tendo apresentado seus trabalho e ensinado suas técnicas, Flying Low e Passing Through em mais de 50 países.

Em 2010 David Zambrano realizou um projeto único chamado 50 Days Flying Low/ Passing Through Costa Rica onde 50 bailarinos estudaram essas duas técnica durante 50 dias com ele em San José, Costa Rica. Fui a única Brasileira a participar desse projeto e durante a residência desenvolvi o vídeo dança Day Project.

Flying Low
A técnica se concentra principalmente na relação do bailarino com o chão. Utiliza padrões de movimento simples que envolvem a respiração, velocidade e a liberação de energia através do corpo todo para ativar a relação do centro com as articulações, proporcionando uma maior eficiência no movimento para sair e entrar no chão. As sequências desafiam os alunos a descobrir algumas das leis primárias da física como por exemplo: coesão e expansão. Cada sequência desafia o aluno a trazer e a enviar a sua energias com todo o corpo, fazendo o movimento sempre passar pelo seu corpo, sem esquecer nenhuma parte do mesmo. A técnica estimula o pensamento/ação de como é possível comandar o corpo sendo este uma ferramenta de tudo aquilo a que chamamos Nós.

Passing Through
Passing Through convida você a se movimentar de forma dinâmica, sempre atravessando/ cortando o espaço com o seu deslocamento. Cada participante descobrirá inúmeras espirais dentro e fora do corpo, e junto com o seu repertório de movimento o grupo formará uma grande rede interligando-se e transformando a cada momento o espaço e a si mesmos. Na elaboração de uma composição instantânea, vamos nos concentrar na criação e desenvolvimento da dinâmica de sistemas complexos.Iremos praticar constantemente a adaptabilidade do corpo e da mente para que em grupo, possamos criar uma dinâmica que será flexível, complexa e imprevisível.

Experiência como professora de Flying Low e Passing Through
J.Gar.Cia SP 2011, SESC Pompeia SP, SESC Pinheiros SP, Oficina Cultural Oswald Andrade SP 2012, SESC Belenzinho SP, Lote Osso SP, Porto Iracema CE, Vila das Artes CE 2015, Projeto Mirada SP, SESC Bom Retiro SP, Lote Osso SP, Semanas de Dança PI, Mirantes das Artes SP 2016.

fotos Patrícia Araujo N/A N/A N/A